UFLA 25 anos de Universidade - Trajetória centenária, transformando sonhos em realidade

Esta é a segunda edição de uma obra lançada em sua primeira versão em 2008, sob o título “UFLA 100 anos: Transformando sonhos em realidade”. O desafio de organizar o conteúdo inicial foi assumido pelas professoras da UFLA Édila Vilela de Resende Von Pinho e Valéria da Glória Pereira. Elas desenvolveram o trabalho no auge das comemorações do centenário da Universidade, com o objetivo de documentar a história da Instituição sob o enfoque de destacar os atores que deram sua contribuição na trajetória que começou com a Escola Agrícola de Lavras (EAL), passou pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e culminou com a UFLA.
Dessa forma, a obra discorreu sobre os pontos principais da história dos cursos de graduação e pós-graduação, deixou registrada a lista de estudantes egressos e de servidores docentes e técnicos administrativos que fizeram parte do percurso. Foram todos personagens importantes na construção da Instituição pujante, que hoje é reconhecida por diferentes rankings e indicadores, nacionais e internacionais, pela qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. As organizadoras, à época, definiram bem a sensação proporcionada pela tarefa de resgatar as informações: “A busca de registros antigos trouxe à tona sentimentos e sensações que mesclam orgulho e nostalgia. O orgulho traduzido em um sentimento de pertencer, de se sentir incluído, de fazer parte, de ser um tijolinho desta permanente edificação em construção”.
Onze anos depois, em 2019, chegamos a outro momento especial: são 111 anos de fundação da Instituição, e celebramos 25 anos de transformação da ESAL em Universidade. Em 1994, um passo gigantesco foi dado, abrindo a então escola aos horizontes de outras áreas do conhecimento, à interface com outros saberes. Somos uma instituição centenária, marcada pela tradição e pelo reconhecimento, e ao mesmo tempo, uma universidade jovem, cheia de energia e ousadia, disposta a reunir toda a experiência do passado e todo o vigor dos novos planos, para seguir avançando e diversificando suas atividades.
Pelo simbolismo da data, assumimos a tarefa de atualizar o livro, acrescentar novos nomes que se somaram, a partir de 2008, aos inúmeros participantes dessa história de sucesso. São centenas de estudantes e servidores que, em um pequeno intervalo – 11 anos – vivenciaram uma universidade em profunda transformação, que passou por duas expansões significativas de público, de cursos e de estruturas físicas nesse período. Merecem, portanto, integrar os registros desses novos tempos. Como esta segunda edição foi concebida para atualizar os registros justamente neste momento em que se comemoram 25 anos de transformação em Universidade, foi necessário alterar o título da obra, enfatizando a trajetória centenária e o marco de 1994. Outra modificação importante na estrutura do livro é o fato de que, nesta edição, apresentamos os cursos de graduação e pós-graduação em ordem alfabética. Sendo atualmente muitos cursos, essa ordem torna mais fácil o manuseio pelo leitor.

Organizadores: Édila Vilela de Resende Von Pinho, Valéria da Glória Pereira Brito, Gláucia da Silva Mendes Moraes, Ana Eliza Ferreira Alvim da Silva Formato:27x27 ISBN: 978-85-8127-105-7 Páginas: 613 Ano: 2020 Peso: 2,330 Preço: R$ 65,00